• Fabiana e Juliana

Conheça as vantagens de trabalhar com um escritório especializado em arquitetura comercial

A arquitetura comercial é uma tendência que veio para ficar. Com mudanças que vão desde uma sala aconchegante dentro de um banco a uma rede de lojas, este ramo da arquitetura consegue transmitir às pessoas o que um negócio é, atrair mais clientes, construir a marca, valorizar o espaço e o produto e, sobretudo, proporcionar uma boa experiência aos colaboradores e ao consumidor.


A arquitetura comercial é uma área que cresce muito por um motivo bem claro: empresários do setor estão descobrindo na prática como a arquitetura ajuda a aumentar seus resultados. Se uma determinada empresa precisa reorganizar seu espaço de trabalho, ou se o lojista necessita mudar a sua exposição de produtos focando no seu público alvo, tudo isso será apontado e solucionado pelo arquiteto especializado.

Por todas essas razões, investir na contratação de um escritório focado em arquitetura comercial para realizar mudanças no negócio é uma decisão assertiva.

O que é a arquitetura comercial

A arquitetura é um ramo vasto. Ela comporta diversos tipos de trabalhos, é projetada para inúmeros locais, foca em cada necessidade humana. A arquitetura é fluída, está em movimento e pode contar histórias e se inserir em diversas outras.

Por ser um campo com várias faces e ramificações, a arquitetura pode ser centralizada em um nicho específico, como a arquitetura voltada para os espaços comerciais.

Ter um negócio hoje em dia é mais do que simplesmente ter uma sala comercial, ou uma loja. É necessário que o “algo a mais” do negócio seja visto e sentido por todos. E é aí que a arquitetura comercial entra.

O arquiteto especializado em projetos comerciais maximiza a funcionalidade dos espaços, combinando design de interiores e técnica para atender às necessidades de um determinado negócio. Essa mudança se dá em diversas frentes. Um projeto comercial quando bem executado impulsiona as vendas, gera uma experiência positiva ao consumidor criando um elo emocional com o espaço, além de garantir que a identidade da marca seja expressa e representada através do design. Mais ainda: um bom projeto é capaz de tornar os produtos mais vendáveis, contribuindo para a comercialização.

Qual a vantagem de contratar arquitetos especializados em arquitetura comercial

Ter em mente que, no processo de seleção do profissional, escolher um escritório de arquitetura especializado em projetos comerciais, é saber que o resultado do seu projeto será mais assertivo. É uma vantagem extra perante a sua concorrência.

Os arquitetos comerciais estão mais preparados para projetarem melhores soluções aos negócios, e também maior resultado. A arquitetura comercial, portanto, é uma estratégia, que ajuda empresas a se fortalecerem perante o mercado e a construírem seu nome frente aos clientes.

Outra vantagem de optar por arquitetos especializados está no conhecimento sobre Leis que eles possuem. O tipo de iluminação a ser utilizada e a altura de mesas e cadeiras têm normas específicas, por exemplo, e devem ser observados no processo de projeto.

Há, inclusive, arquitetos com foco em arquitetura de lojas, que são especialistas em conhecer o DNA da empresa, levando em conta o público alvo e projetando a melhor solução em design de varejo para um determinado negócio.

Seja qual for o intuito em mudar a arquitetura do empreendimento, opte sempre por escritórios de arquitetura comercial, especializados nesse nicho, e que possuam bons cases, com profissionais capacitados a atender às demandas da marca.

52 visualizações