• Fabiana e Juliana

Feita para inovar, uma nova agência nasce

Agência bancária e de crédito. Quem lê essas palavras automaticamente pensa em um ambiente corporativo e clássico de mercado financeiro. A aproximação entre cliente e funcionário é limitada por bancadas fixas e estações de trabalho tradicionais.

O desafio, então, é deixar o cliente à vontade, com uma sensação de que o local é mais que uma agência bancária – é um espaço de relacionamento, acolhimento, consultoria e bem-estar.

Aliando uma nova forma de trabalho a partir da configuração do local e aos desejos do cliente, a Pulse Arquitetura Comercial evidenciou nas agências da Unicred Integração todas essas novas características que vieram para inovar no jeito de ser e fazer negócios de uma cooperativa.

Unidade Garibaldi: a primeira a receber o projeto inovador

Desde 2013 trabalhando em conjunto com a Unicred Integração, a Pulse Arquitetura Comercial, formada pela dupla de arquitetas Fabiana Ruaro e Juliana Pereira, busca pela construção de um plano inovador, que possa ser aplicado nas várias unidades da cooperativa. Após reformas nas agências de Bento Gonçalves e Farroupilha, a consolidação desse projeto inovador que servirá de modelo para as demais agências da Unicred iniciou em 2017, com a reforma da Unidade Garibaldi.


Na agência, os padrões de configuração de banco e de instituição financeira foram esquecidos para que um novo local pudesse nascer. A unidade Garibaldi tem a forma de um espaço de relacionamento e integração, mas possuindo todas as funções bancárias que o cooperado necessita.

O projeto em questão foi feito sobre uma área de 90m², no qual a Pulse aplicou toda a sua expertise e referências para uma nova configuração de local, tanto para colaboradores quanto para cooperados. O novo layout, inovador para uma agência, mudou não só a forma de os clientes verem e utilizarem o espaço, mas também o jeito como o trabalho seria feito.

O maior desafio foi transformar o local para trazer a sensação de acolhimento e conforto, sendo visto como uma extensão da casa dos cooperados. Essas características também são estendidas aos colaboradores, que reaprenderam seu modo de trabalhar em um novo e aconchegante ambiente.

Na unidade de Garibaldi o funcionário não fica mais estático e preso a uma estação de trabalho. Toda a extensão da agência é inovadora, com espaço que propicia conversas e encontros, promovendo relações e também novos negócios.

Além de layout dinâmico e moderno, a Unicred Garibaldi possui um projeto com cores neutras, em tons crus, e a madeira recebe destaque especial em móveis, piso e detalhes. O tom verde aparece em pequenos pontos para remeter à identidade da empresa. Todo o esquema de cores, móveis, texturas e materiais utilizados foram minimamente pensados pela Pulse, para dar à Unicred Integração Garibaldi um local que alia beleza, conforto e aconchego, aliado ao seu novo momento de empresa.

A Unicred Integração Garibaldi foi a cooperativa pioneira em ter este desenho no sul do Brasil. O projeto da Pulse uniu todas as características necessárias para que a unidade pudesse funcionar perfeitamente. Além da retirada das mesas e ilhas de trabalho clássicas de banco para que o ambiente ganhasse mais vivacidade e aconchego, as portas giratórias de segurança foram excluídas do projeto final - o acesso ao local é feito com o auxílio da tecnologia, via senhas previamente emitidas para acesso e também com o uso de biometria.

Em relação ao espaço de trabalho, foi extinta a forma fixa, o que dá aos colaboradores a oportunidade de escolherem onde querem trabalhar, trazendo mais dinamismo às funções.

A partir desse projeto, a Pulse Arquitetura Comercial foi convidada a participar do concurso Agência do Futuro, promovido internamente pela Unicred Central SC/PR. A Pulse venceu a competição, sendo reconhecida por diversos diretores de singulares, e assim iniciando sua trajetória profissional, com projetos das novas unidades da Unicred no estado de Santa Catarina.

Inovando no estado vizinho

As primeiras singulares que demonstraram interesse no projeto inovador apresentado pela Pulse Arquitetura Comercial foram a Unicred Desbravadora Sul, presente em todo o oeste de Santa Catarina, e a Unicred Florianópolis.

Na singular Desbravadora Sul, a primeira agência a receber projeto foi a unidade de Videira. Ainda na mesma singular, a unidade de Francisco Beltrão, as inovações se estenderam também para a criação de novos espaços, que tiveram demanda atendida. A agência recebeu espaço kids, além de ser pet friendly.

De volta ao RS

Após os projetos entregues em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul as unidades de Pelotas, Bento Gonçalves e Caxias do Sul demostraram interesse em receber o mesmo modelo de projeto aplicado na Unicred Integração Garibaldi. Bento, que já havia recebido obras da Pulse, receberia novamente para a implantação do padrão inovador buscado pela dupla.

O novo projeto para a unidade Bento Gonçalves, que possui 380m², uniu os conceitos de aconchego e refinamento. A configuração do local, que preza muito pela personalização do atendimento ao cooperado, é inovadora e estimula o relacionamento. A madeira, trabalhada em tons de caramelo e tons claros, traz essa sensação de conforto. Além do material utilizado em grande quantidade, assim como a unidade Garibaldi, detalhes em verde, utilização de folhagens, cores cruas em móveis e pisos também estão presentes na agência Bento.


O projeto da unidade, que fica em uma esquina importante da cidade, também recebeu atenção especial em um novo espaço criado. Batizado como Espaço Coop+, o local, dentro da própria agência, é um mezanino voltado para o cooperado e a sua cooperativa, podendo ser utilizado para reuniões, workshops e eventos. Layout industrial com linhas retas foram utilizados para conectar o moderno e o tradicional.

Este Espaço Coop+ também foi aplicado na unidade Pelotas. Lá o local foi planejado para ser um ambiente gourmet. Já em Caxias do Sul, o Coop+ se tornou um café gourmet no espaço de acesso da unidade.

Sobre a reforma da agência Caxias do Sul, que tem 600m² e conta com a unidade e sua regional administrativa, o desafio para a Pulse foi a organização do espaço. Era necessário reorganizar em 300m² mais de quarenta colaboradores, além de dividir ambientes para as atividades, ter lugares reservados para o atendimento de clientes com contas mais altas, e também realizar a separação da unidade com a regional.

No térreo, que possuía um auditório, atendimento de caixa e um café foram instalados. Para o segundo piso todos os atendimentos privados e de relacionamento foram destinados, para garantir a privacidade dos cooperados. No terceiro piso ficou a área destinada à unidade regional, que também mudou sua configuração e a forma como os colaboradores se distribuem – em salas, com equipes, em grandes plataformas de trabalho e não em mesas individuais.

Todo o processo de desenvolvimento de projeto, entre orçamentos e execução de obra, durou seis meses.

Por que inovar em agências?

A Pulse entende que, assim como diversas áreas, a arquitetura também deve se abrir para o amanhã. É através da arquitetura que histórias são contadas e antecipadas, e essa é uma das maiores responsáveis pelas mudanças em formas de trabalho e relacionamento, por exemplo.

Como o futuro pressupõe que as agências sejam cada vez menos utilizadas devido ao aumento da utilização da tecnologia, o desafio é mostrar às pessoas os porquês de se ter uma instituição bancária e de procurá-la.

É necessário que o cliente veja na agência um espaço de convivência e consultoria, que se sinta bem, sabendo que não será apenas atendido, mas, sim, guiado para as melhores ações e recebendo atenção especial, encontrando amigos. Mais que operações financeiras, o cooperado verá no local um espaço de relacionamento.

O fato de a Pulse Arquitetura Comercial entender esta demanda proporcionou que a relação entre a dupla de arquitetas e a Unicred Integração crescesse e se solidificasse.

39 visualizações