• Fabiana e Juliana

Home office: 7 dicas de como montar e organizar


Trabalhar em casa. O que antes era muito visado por alguns profissionais, hoje faz parte da rotina laboral de diversas empresas, inclusive as que nunca pensaram em ter um regime do estilo.

A adequação ao home office exige paciência, organização e cuidado, por isso a Pulse Arquitetura Comercial resolveu dar uma forcinha para você que está seguindo este novo modelo de trabalho.

Confira abaixo 7 superdicas para seguir em frente, em casa e trabalhando da melhor forma!

1 – Tenha um ambiente específico de trabalho

Sim, você está em home office, mas isso não significa que qualquer canto da sua casa pode ser utilizado como escritório. Organize um local específico para desenvolver suas tarefas – isso ajuda a ter maior compreensão do que são os compromissos domésticos e laborais, além de criar motivação e alcançar melhor desempenho.

A dica é ter uma mesa exclusiva para o desenvolvimento do seu trabalho, localizada no ambiente mais silencioso da casa. Disponha sobre ela todo o material que você necessita, de computador a papéis. É importante também que este local seja bem iluminado e arejado, e que você introduza elementos naturais na decoração. O verde acalma, propicia maior atenção e criatividade.

Além da mesa, pense bem sobre a sua cadeira de trabalho! Fique de olho na postura, e considere que talvez esteja na hora de investir em uma cadeira unicamente para trabalho, com altura regulável e braços.

2 – Organização é o mantra

Ao escolher o espaço da casa a ser utilizado, é preciso organizá-lo. Para isso, separe tudo o que será usado ao longo de sua jornada de trabalho, e cuide para não misturar objetos de tarefas domésticas no local! Só assim poderá manter o foco na atividade que irá desenvolver.

Limpeza e organização devem ser diárias antes de iniciar as tarefas. Manter o local arrumado é importante para que não haja distrações. Afazeres domésticos precisam estar em dia para que a preocupação seja apenas os compromissos de seu serviço. Isso ajuda a manter o foco e obter um bom rendimento ao longo do período necessário.

3 – Discipline-se

Ter disciplina é importante em qualquer situação. Nossa casa possui diversas situações que podem causar distração, como pets, televisão e até mesmo as próprias atividades cotidianas. Por esse motivo é ainda mais necessária a disciplina quando se está em home office.

Outro conselho tem a ver com metas. Defina o que deve ser cumprido naquele dia e mantenha o foco. Algumas pausas ajudam a se concentrar, pois o trabalho contínuo pode ser cansativo. Da mesma forma que intervalos são feitos na empresa, essas pausas também devem ser feitas em casa.

4 – Tenha rotina

Uma rotina regular ajuda a manter o foco nos compromissos diários. Isso inclui horários estabelecidos para cada atividade, com início e fim das tarefas de trabalho, além de momentos de descanso e refeições. Essa é uma tática que auxilia a simular a rotina anterior.

Seguir horários evita dispersões e aumenta a produtividade. Embora o ambiente doméstico permita iniciar e encerrar o expediente de forma mais flexível, é importante criar uma sequência de tarefas e momentos adequados para cada uma. Assim será mais difícil esquecer um compromisso ou se distrair com fatores alheios.

5 – Reuniões via internet

Uma dica para quem trabalha em casa é realizar reuniões por meio de videochamada. Algumas coisas precisam ser discutidas num grupo de pessoas, e a melhor forma disso acontecer sempre será visualmente e auditivamente, isso porque um texto nunca vai passar intensidade e intenção que as expressões faciais e a entonação vocal passam.

Ideias são trocadas, pessoas se reveem e sua mente fica mais arejada para voltar ao trabalho.

6 – Planejamento

O dia de trabalho precisa ser planejado, considerando todas as atividades. Para isso basta um momento após o expediente, à noite, por exemplo, no qual a pessoa vai olhar para o dia seguinte e programá-lo.

Isso significa separar um tempo apenas para estipular os horários de trabalho, descanso, alimentação e lazer do dia seguinte. Assim, ao acordar, já vai existir um cronograma a ser seguido sem a necessidade de perder tempo produtivo fazendo isso antes de iniciar a jornada.

7 – Autoconhecimento

É necessário se conhecer, saber como seu corpo e sua mente funcionam, e no home office isso se torna ainda mais essencial. O autoconhecimento é preciso para estabelecer um cronograma eficiente do dia de trabalho, assim como organizar as tarefas correspondentes ao dia.

Esse autoconhecimento aliado à flexibilidade de horário do home office permite que a pessoa prepare suas atividades de acordo com seu rendimento. Além disso, é importante lembrar-se de realizar pausas regulares.

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