• Fabiana e Juliana

Negócios: o que o momento nos ensina



por Gustavo Saltiél, diretor-geral da Unicred Integração


O mercado empresarial no Brasil é realmente complexo. Inúmeros são os desafios existentes, e situações de crise como a que estamos vivenciando diante da pandemia do Coronavírus prejudicam ainda mais. Mas o momento também oportuniza reflexão e reorganização dos planejamentos. Agora é a hora de usar a racionalidade e evitar ao máximo o uso de emoções para a tomada de decisões. Muitos dos que estão assustados tendem a fechar os seus negócios, e infelizmente isso pode ocorrer de fato. A grande diferença está em avaliar com detalhes a recorrência de problemas de caixa, a redução orgânica das suas vendas, o aumento da concorrência, a migração do modelo de negócio para plataformas digitais e as perspectivas setoriais, além de compreender se a crise ocasionada pela pandemia efetivamente prejudicou ou se o negócio já estava gerando sinais de alerta anteriormente. Recomendo muito o apoio de um profissional ou empresas de consultoria para discutirem sobre essa avaliação. Tenho convicção de que muitas oportunidades também vão surgir, e é importante uma visão mais holística para que a decisão seja a mais coerente possível.


O problema é sistematizado, a maioria das empresas está com dificuldades. Mas as crises tendem a gerar um aprimoramento nos processos de gestão e de organização e na dinâmica do negócio como um todo, ou seja, os negócios podem tornar-se mais eficientes e isso é extremamente importante e necessário. Quem estiver mais preparado e organizado tende a voltar de forma mais assertiva e rápida. O planejamento e a organização para execução (o “como vamos fazer”’) será um grande diferencial competitivo. As empresas podem e devem lançar desafios para as suas equipes. As melhores soluções, muitas vezes, estão “dentro de casa”, acredite nisso.


É fundamental que esse momento de parada seja utilizado como uma oportunidade de reflexão também sobre o modelo de negócio. Muitas empresas mudaram de um atendimento exclusivamente presencial para o digital em poucos dias. Outras conseguiram reorganizar o seu modelo de prestação de serviços também utilizando as plataformas digitais como meio. Palestrantes e empresas de consultoria mudaram o formato de como escalar os seus negócios através das redes sociais. A velocidade da mudança e a adaptação ao novo mercado são fatores críticos de sucesso. O mais importante é que investir tempo para avaliar com profundidade aquilo que você, mais do que ninguém, conhece o seu negócio! E é preciso estar baseado em dados: saber sobre seus números, ter dimensão de onde os seus recursos são gastos, quais produtos ou serviços mais geram rentabilidade, avaliar alternativas para escalar o seu negócio para mais de um canal de venda e distribuição, consolidar parcerias e renovar contratos com relações benéficas para todos (isso é fundamental).

Cooperação empresarial


O momento reforça ainda mais a necessidade de um bom e constante planejamento e de uma execução assertiva de tudo que foi elencado. O segredo está na sinergia entre ambos. Mais do que uma melhor gestão do seu fluxo de caixa, reservas e geração de oportunidades em momentos de crise, a visão de cooperação e compartilhamento ganham escala. As soluções para a crise estão todas voltadas à cooperação, e os principais caminhos para voltarmos a prosperar como sociedade empresarial também consiste em uma gestão mais aberta para compartilhamentos e para uma efetiva cooperação empresarial.


A sociedade está habituada a presenciar crises. Elas são cíclicas e tendem a criar uma nova economia cada vez mais forte e eficiente. A crise atual parte de um problema de saúde que, por consequência, está impactando diretamente na economia e nos negócios como um todo. O momento demanda sim que tenhamos ainda mais empatia e que todos compreendam que as soluções das questões econômicas vão depender, cada vez mais, de cooperação. Não é hora de dificultarmos os negócios e relações, temos que estar fortemente presentes buscando as melhores soluções para todos e nos fortalecermos como sociedade empresarial. Nesse momento, quem realmente tiver uma postura coesa e de compreensão vai e deve ser mais valorizado.



Gustavo Saltiel


Natural de Porto Alegre, o diretor-geral da Unicred Integração atua há mais de 15 anos em gestão de negócios e mercado financeiro. É graduado em Administração com especialização em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Finanças, Investimentos e Banking pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) e pós-MBA em Inteligência Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RS). Saltiél tem ainda formação em Governança Corporativa e Planejamento Estratégico pela Fundação Dom Cabral, Formações Internacionais em Cooperativismo de Crédito pela Universidade Católica de Lisboa e Desenvolvimento de Liderança Cooperativa na ADG – Alemanha.

Unicred Integração


A Unicred Integração ganhou essa denominação em 1º de abril de 2013, a partir da unificação de três forças cooperativas regionais gaúchas: Unicred Nordeste (sede em Caxias do Sul), Unicred Litoral Sul (sede em Rio Grande) e Unicred Pelotas. Atualmente com mais de 11 mil cooperados, proporciona suporte financeiro por meio de créditos, aplicações financeiras e prestação de serviços da forma mais simples e benéfica. Organizada em bases democráticas, busca atender às necessidades dos cooperados, que também são donos da instituição financeira.

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