• Fabiana e Juliana

Como a Tanti Ótica conseguiu unir os conceitos de popular e cool em um único projeto

Sobre a Tanti Ótica

A Tanti Ótica surgiu em 2012, a partir da ideia de um grande grupo em ter uma marca própria para um nicho de público específico.


A Tanti é caracterizada por oferecer aos seus clientes produtos de alta qualidade e baixo preço, além de facilidade nas negociações.


Ainda que seu apelo popular seja alto, a Tanti busca sempre pela diferenciação e bom gosto, possuindo peças como joias, passando por relógios, armações e solares.



O problema


Dentro dos conceitos de ótica, projetos de arquitetura e design costumam seguir os padrões. Há as vitrines para expor os produtos, balcões fixados onde atendentes realizam o seu trabalho, cores e luzes que remetem mais a consultórios propriamente ditos do que a uma loja. A construção de layout, levando em conta a infraestrutura e quanto o gestor pode investir, pode cair no mais do mesmo. Mas como inovar, trazer identidade e gerar identificação da marca com os consumidores? A Tanti Ótica, de Bento Gonçalves, estava com esses dilemas. Tendo duas lojas, sendo uma de rua e outra de shopping, percebeu que deveria mudar para se adequar ao seu público, que é em sua maioria jovem. Em 2019, a ideia da Tanti era reformar ambas as lojas, para alcançar seus consumidores de forma mais efetiva. A ótica que tem ponto na rua foi a escolhida para receber primeiro as obras. Com desenho aprovado, o trabalho deu início. Após a conclusão da reforma, a Tanti notou que o resultado final não se relacionava com os temas levantados. A loja do shopping, que ainda não havia recebido projeto, deveria ser feita de uma forma diferente, com plano que correspondesse às expectativas. Além das problemáticas trazidas, o desafio, agora, era ainda maior, pois a reforma precisaria conversar com o que havia sido feito no ponto de rua. Para o espaço, deveriam ser utilizadas a mesma identidade e a cartela de cores, tudo isso dentro de um novo conceito. E mais: o público precisava se ver na nova Tanti.



A solução

Na procura por algum escritório de arquitetura que realizasse o projeto e obras da forma desejada, o grupo que detém a Tanti Ótica buscou por uma nova apresentação, para atingir o resultado esperado. É aí que entra a Pulse Arquitetura Comercial. Escolhida pela Tanti para realizar os trabalhos, a dupla de arquitetas composta por Juliana Pereira e Fabiana Ruaro tinha um grande desafio em mãos: resolver todas as questões levantadas. Em um projeto diferenciado, a Pulse conseguiu entregar uma nova Tanti Ótica, que pode ser chamada de inovadora, e uma referência ao mercado varejista gaúcho. Ainda que a ótica já seja apontada pelos clientes como a melhor opção para se adquirir produtos de alta qualidade e com preços acessíveis, a Pulse queria trazer algo a mais. A Tanti Ótica do shopping, que antes possuía as características de uma ótica convencional, recebeu atenção especial em seu projeto, ao começar pelo layout. É comum, como abordado no início deste texto, que a disposição dos móveis e vitrines siga sempre o mesmo padrão em óticas. A Pulse, para inovar e gerar identificação com o público da loja, trabalhou em um projeto ousado: propôs uma ótica self service, para autoatendimento. Além dos consumidores terem acesso ao produto, podendo escolher o que experimentar e quando experimentar, o layout favoreceu a “trilha” dentro da loja. Quem vai à Tanti é guiado inconscientemente a observar todos os produtos, passando por solares, armações e relógios, chegando até a parte de joalheria, que precisa de atenção especial. As bancadas favorecem o contato vendedor e consumidor, excluindo o atendimento frio, feito detrás de um balcão. Ainda há uma mesa central, onde o cliente pode escolher de qual lado deseja que o atendimento seja feito. A reforma também contemplou a entrada da loja, que foi ampliada, chamando ainda mais a atenção das pessoas que passeiam pelo shopping. Uma vitrine foi perdida para que a entrada ficasse maior, que foi compensada em totens. O tom que predomina na identidade da Tanti é o laranja, que foi usado em detalhes, para criar um ambiente cool e ao mesmo tempo clean. Os painéis retroiluminados também foram escolhidos por terem a facilidade de receber novas lonas, a depender da campanha. O projeto da Pulse Arquitetura Comercial para a Tanti Ótica levou um mês e meio para ser produzido e aprovado, e as obras duraram 20 dias.



Resultados

O grupo detentor da Tanti Ótica buscou, junto à Pulse Arquitetura Comercial, posicionar a marca de uma maneira mais próxima do público, diferenciando-se das demais óticas disponíveis no mercado. Com uma identidade mais jovem, vibrante e amigável, quem visita a Tanti nota que a loja alcançou exatamente este resultado. Através de um projeto arrojado, a Pulse conseguiu entregar o que foi pedido, dentro do prazo e com qualidade inquestionável. A Tanti Ótica do Shopping Bento foi reinaugurada em sua nova identidade no início de outubro, e já tem recebido avaliações positivas por parte do público.



Sobre a Pulse

Fabiana Ruaro e Juliana Pereira se conhecerem em 2012 através de uma associação, e desde então a sua parceria vem sendo desenvolvida. A princípio, a dupla trabalhava em projetos solos, mas cada vez mais planos conjuntos foram surgindo. No início, Fabiana e Juliana focaram-se em feiras e estandes, e em 2015 a ideia de criarem uma parceria formalizada, em escritório único, foi tirada do papel. Segundo a dupla, a arquitetura é viva, transforma as pessoas e pulsa. Surge, então, a Pulse Arquitetura Comercial, focada em projetos comerciais e corporativos.

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