• Fabiana e Juliana

Unicred Florianópolis está preparada para o futuro do trabalho



Diariamente, o futuro se apresenta em frente a nossos olhos e nos mostra novas formas de agir, de consumir e de nos relacionarmos. Dessa forma, o futuro também está ligado às relações que criamos e desenvolvemos com nosso ambiente e colegas de trabalho.


Ao imaginarmos uma agência bancária temos, normalmente, a memória de um local engessado e fortemente hierarquizado, especialmente no que diz respeito aos setores administrativos. No entanto, essa concepção tem se alterado com o passar do tempo e os espaços laborais estão seguindo novas configurações de layout que se enquadram em visões mais colaborativas.


Um exemplo disso é o novo espaço de trabalho da unidade administrativa da Unicred Florianópolis, em Santa Catarina – desenvolvido pela dupla de arquitetas Fabiana Ruaro e Juliana Pereira, da Pulse Arquitetura Comercial, que desde 2013 trabalha em conjunto com a cooperativa. Com nova configuração desde o final de fevereiro deste ano, o escritório administrativo da cooperativa, foi readequado de forma a criar um espaço laboral colaborativo e compartilhado. “Esse é o segundo projeto com formato inovador que entregamos e o resultado não poderia ser melhor. A Unicred Florianópolis sempre se mostrou receptiva a mudanças e recebeu nossas sugestões de braços abertos. O sucesso do projeto está justamente no compartilhamento de ideias. Estamos muito felizes pois, além dessa unidade, a Pulse também será responsável pela modernização de mais cinco agências em Florianópolis. Tudo, é claro, com o estilo inovador que faz parte da cultura da empresa” comenta Juliana.


Todo o projeto arquitetônico apresenta desafios e na unidade administrativa o maior deles foi a transformação do local em um ambiente que provocasse sensações de acolhimento e conforto, estabelecendo-se como uma extensão da casa dos colaboradores. A mudança mais significativa ocorreu justamente na área de trabalho: agora, a equipe está reunida em um único ambiente, o que favorece o bom andamento das atividades; a forma fixa – em que os colaboradores sempre utilizam os mesmos lugares - foi extinta, oferecendo aos usuários a oportunidade de decidir onde querem trabalhar, o que traz mais dinamismo às funções. Vale lembrar que em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus devem ocorrer adaptações/adequações para garantir mais segurança aos colaboradores bem como para trazer bem-estar e qualidade de trabalho. Além do espaço de trabalho, salas reservadas para reuniões e afins foram incluídas no projeto que contou com participação ativa dos colaboradores.



Para criar esse ambiente acolhedor e moderno – já que a Unicred Florianópolis está no processo de revitalização de suas unidades, deixando de ser uma agência bancária tradicional para tornar-se um espaço de relacionamento – foram aplicados princípios do design biofílico e da neuroarquitetura com intenção de criar uma conexão das pessoas com o espaço. Para tanto, o projeto possui cores neutras, em tons terrosos, e a iluminação/ventilação natural recebe destaque especial. O tom verde aparece em pequenos pontos para remeter à identidade da empresa e vegetação também foi incluída no local.


Esses ambientes saudáveis e produtivos estão diretamente relacionados à forma como o espaço de trabalho é planejado e utilizado. Além disso, os ambientes também falam sobre a intenção das empresas em conectar-se com seus colaboradores. Nesse sentido, o design arquitetônico colaborativo – diretamente relacionado à cultura da empresa – coloca a Unicred Florianópolis como referência no mercado financeiro e na arquitetura comercial. Isso porque sua nova área administrativa privilegia o humano e suas relações e é nisso que está apoiado o futuro do trabalho.

0 visualização